top of page
Buscar

[1º ESCALA NEWS ao vivo] Conflito Rússia vs. Ucrânia

  • anaclaramarcal
  • 5 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de jul. de 2023


ree

A segunda edição do ESCALA NEWS ao vivo aconteceu na última sexta-feira, 04 de março. Seguindo o intuito de trazer assuntos atuais e relevantes para a agricultura e o sistema cooperativista, a Corteva convidou o especialista Oliver Stuenkel, doutor em Ciência Política e professor associado de Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). A conversa foi sobre as motivações do conflito e quais os possíveis impactos na economia, agricultura e no cenário geopolítico global.


Inicialmente, Oliver explicou o panorama político pré-guerra, mencionando que todas negociações antecedentes à invasão russa tinham o objetivo de adiar o conflito e não resolvê-lo por completo, já que os dois lados são funda- mentalmente opostos e dificilmente chegariam a um acordo duradouro. De um lado, a Ucrânia vinha se aproximando do ocidente, principal- mente da União Europeia e da OTAN visando explorar novas parcerias e do outro a Rússia, buscando recuperar o grande poder de influência que possuía na região mas enfraqueceu nas últimas décadas, com o colapso da antiga União Soviética.


ree

ree

Após contextualizar o conflito, Oliver destacou algumas observações referentes à primeira semana de guerra. De acordo com o especialista, a rápida união do bloco europeu e dos EUA para aplicar duras sanções e restrições à Rússia indica uma mudança na postura política do ocidente. Estão priorizando a segurança e soberania geopolítica à eficiência econômica. Em outras palavras, preferem alienar a Rússia e impedir uma invasão à Ucrânia e possivelmente outros países mesmo ao custo do enfra- quecimento de suas próprias economias. Essa postura também indica que mesmo em caso de sucesso Russo e tomada do controle da Ucrânia, os países do ocidente devem manter as sanções, ou seja, não há expectativa de normalização das relações e do cenário econômico no curto prazo.


Impactos no agronegócio


Sabe-se que a Rússia é um importante país no campo agrícola e de commodities, grande exportador de trigo, fertilizantes, gás natural, entre outros. Sendo assim, a guerra trará impacto a essas áreas, logo, uma elevação de preços. Oliver pontuou que a postura do ocidente foi clara e mesmo países com alta dependência do gás russo, por exemplo, anunciaram que vão buscar novas parcerias e formas de comprar energia. A lógica deve seguir para outras commodities. Pontuou também, que a mentalidade focada em segurança, deve fazer com que os países europeus busquem aumentar seus estoques de grãos e commodities, prevendo a possibilidade de indisponibilidade. Tal movimentação tende a impactar o mercado agrícola consideravelmente.


ree

O cenário volátil exige que os profissionais do setor agro, se adaptem e monitorem as possibilidades que estão por trás das manchetes. Afinal, mesmo com os possíveis impactos nos custos de produção, a demanda por grãos deve aumentar para suprir a nova necessidade de altos estoques.


Confira o conteúdo na íntegra através da gravação da Live que está disponibilizada nos grupos do Escala e no canal oficial da Corteva no YouTube.





ree

 
 
 

Comentários


©2023 por ESCALA NEWS

bottom of page